A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, que traz orientações para serviços odontológicos e medidas de prevenção e controle que devem ser adotados durante assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19.
Na nota, a Anvisa reitera que “os procedimentos odontológicos devem se restringir às emergências (que representam risco de morte e estão restritos à assistência em âmbito hospitalar) e às urgências”. Segundo o órgão (na íntegra), “cabe ao Cirurgião-Dentista/gestor do serviço de saúde avaliar e determinar os procedimentos e fluxos para atendimento de pacientes nos serviços odontológicos”.
Atualizada no dia 8 de maio, a nota traz indicações aos profissionais, reforçando a necessidade de seguir as medidas para prevenção de infecções que se aplicam a todo paciente, independentemente do status de infecção – suspeita ou confirmada. Além disso, o órgão sanitário recomenda ainda protocolos preventivos para contato e para aerossóis, somadas às precauções padrão, para todos os atendimentos odontológicos.O documento também chama a atenção para a importância de assegurar a qualidade e renovação do ar, de forma a estabelecer ambientes mais seguros, considerando as formas de transmissão da Covid-19.
A Anvisa também recomenda a utilização do ar condicionado com exaustão, de forma a garantir as trocas de ar necessárias, ou a manutenção das janelas abertas durante o atendimento para garantir a renovação do ar nos ambientes.
Clique aqui e confira o documento com as alterações.
Fonte: http://www.apcd.org.br