S. O. M. 1943 APCD- REGIONAL MARÍLIA 2020
Há sete décadas, surgia em Marilia, um grupo de doze abnegados colegas e fundaram a Sociedade Odontológica de Marilia, cujo objetivo principal era o aprimoramento científico desses colegas. O coleguismo e os interesses do cirurgião dentista, bem como a ética no relacionamento foram conquistas que se perpetuam até hoje.
Em 13 de abril de 1961 essa Sociedade se filia a APCD, e passa a fazer parte da grande família da odontologia paulista. Em março de 1964 acontece a aquisição do imóvel, que precisava de reformas e adequação. Depois de 3 anos é inaugurada e se colocava a disposição dos associados, sendo palco de dezenas de cursos e de decisões calcadas no espírito classista e ético.
A cidade crescia e a Odontologia também com a vinda dos estudantes da Faculdade de Odontologia. A sede ficou pequena e o sonho de muitos se concretizou, com a doação de 6.300m² pela Prefeitura Municipal.
Com inteligência, planejamento, tráfico de influência, perseverança, sacrifícios e renuncias, mas com entusiasmo que a todos contagiou foi erguida a sede atual que se vê hoje, com mais de 750m2, de área construída, com 2 auditórios, sendo um deles para 140 pessoas e um salão social para 250 pessoas sentadas, além de campo de futebol, quadra de areia, quiosque e parque infantil, para o convívio dos associados e familiares. Assim em 09 de outubro de 1983 foi inaugurada, sendo um cartão de visitas, não só para os Odontólogos de Marilia, mas para as congêneres do estado.
De 1983 até os dias de hoje, esta Regional vem se mantendo unicamente com verbas próprias, e com a administração competente de todos os colegas, pois a Regional de Marilia é uma família e os doze abnegados colegas até hoje norteiam o pensamento dos dirigentes atuais. Os mais velhos são o esteio desta Regional e os novos a certeza da continuidade desses sonhos e realizações.
A Regional participa ativamente da vida da cidade, com doações, e parcerias com a sociedade organizada. Realiza atividades científicas de qualidade e com responsabilidade, sem uma EAP, que ainda permanece como um sonho, sendo uma Regional atuante e sempre atenta as mudanças que o mundo moderno exige.